cidadania

Voluntária atua há 30 anos em instituição que acolhe crianças no Bairro São José

Foto: Renan Mattos (Diário)
A aposentada Maria Nilza Padilha dos Santos dedica o tempo livre a ajudar crianças que vivem no Bairro São José

Em 2007, a servidora Sônia da Silva procurava um local onde o filho pudesse permanecer durante a ausência dela, em virtude do trabalho. Entretanto, a mãe acabou encontrando uma segunda casa para si. Hoje com 52 anos, a cozinheira lembra com carinho de quando conheceu a Sociedade Espírita Luz do Caminho Dr. Fernando do Ó, no Bairro São José. Na instituição que atende e oferece em turno inverso à escola, para cerca de 30 crianças, oficinas, aulas e apoio pedagógico, Sônia conheceu a servidora pública aposentada e diretora de assistência social Maria Nilza Padilha dos Santos, 70 anos. Na visão da servidora, Nilza é uma mãe, porque foi sob a tutela da aposentada que aprendeu a ler e escrever.

- Fui voluntária 11 anos e, mais tarde, comecei a trabalhar como cozinheira aqui. Não tenho palavras para explicar minha satisfação em estar aqui. Para mim, criança é tudo e, para as nossas, faço tudo com carinho. A dona Nilza é minha chefe e amiga, além de ser uma mãe - elogia.

HISTÓRIA DE AMOR
Uma das fundadoras da sociedade ao lado de Benjamin Coelho e Fernando Corrêa, amigos de longa data, Nilza explica que a instituição nomeada em homenagem a Fernando do Ó nasceu como um núcleo da Sociedade Espírita Victor Mena Barreto, ao final da década de 1980. Entretanto, em 22 de março de 1992, a Sociedade tornou-se independente para focar nos projetos sociais desenvolvidos. Quase três décadas depois, o grupo conta com dois funcionários pagos e nove voluntários. Nilza entende que o objetivo da casa é formar cidadãos:

- Meu primeiro trabalho aqui era ajudando na faxina. Depois, comecei a coordenar o trabalho social. Estamos sempre buscando parcerias para aperfeiçoar a casa e oferecer mais condições às crianças. Nosso laboratório de informática, por exemplo, nos foi doado. Já tivemos, pelo menos, cerca de 1,3 mil crianças conosco.

'Fui valente. Não chorei', relembra professora aposentada que venceu o câncer de mama

Mulher de poucas palavras e muitas atitudes, Nilza reconhece que, apesar dos 30 anos de estrada e de cada sorriso exibido toda vez que um ex-aluno a encontra, o dever está longe de cumprido. Ela orgulha-se em ver garotos e garotas, outrora alunos da Dr. Fernando do Ó, tornando-se acadêmicos ou inseridos no mercado de trabalho. Mesmo assim, ela entende que pode dar mais.

- Sinto-me muito grata por termos conquistado isso tudo. Ainda temos muito o que fazer e o o que aprender, mas continuo agradecida a Deus. Seguimos nosso trabalho conforme o que Ele ensinou. Nosso dever, aqui, é ajudar aqueles que ainda sabem um pouquinho menos que nós. Sinceramente, não tem nada melhor do que ajudar alguém, porque você se sente útil. Ainda assim, sou uma aprendiz e tenho muito o que aprender - resume o sentimento.

VOLUNTARIADO
Aulas e lições que são passadas com amor podem mudar vidas e ditar destinos. A psicóloga Cláudia Belmonte de Senna, 40 anos, é uma das voluntárias da instituição. Ela compartilha do pensamento de Nilza de que sempre é possível aprender mais e orgulha-se de poder trabalhar ao lado da colega e, mais importante, ter a oportunidade contribuir com a formação das crianças do Bairro São José:

- Existem coisas que aprendemos somente por meio da faculdade. De todo o modo, existem muitas coisas que aprendemos somente vivenciando o que o mundo nos reserva. E admiro muito a Nilza por isso.

Acadêmica que ensina música em projeto social fala sobre desafios do voluntariado

PARA AJUDAR
A Sociedade Espírita Luz do Caminho Dr. Fernando do Ó fica na Rua Dom Marcos Teixeira, 55, no Bairro São José. O projeto social funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A instituição aceita doações de materiais escolares, de higiene e roupas para o brechó solidário. Doações monetárias podem ser feitas por meio das contas do Banrisul (ag. 0353 e conta 060363530-8) e do Banco do Brasil (Agencia 1226-0 e conta 80146-1).

*Colaborou Lorenzo Seixas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Unidade móvel para doação de sangue estará no campus da UFSM nesta terça-feira

Começa a Trezena que celebra 75 anos de fé Próximo

Começa a Trezena que celebra 75 anos de fé

Geral